Terça-feira, 8 de Janeiro de 2008

Horários

Esta é uma questão curiosa
Existem diversos horários na vida das pessoas, os horários biológicos, os horários de trabalho e se calhar até muitos outros horários.
O que eu posso chamar horário biológico acaba por ser aquela tendência de cada pessoa de ter um maior rendimento de trabalho a uma hora específica.
Conheço quem renda extraordinariamente bem de manhã, quem só consiga trabalhar de jeito á tarde e também quem só consiga verdadeiramente trabalhar com rendimento á noite.
Por outro lado os horários de trabalho quase nunca teem em conta a realidade do horário biológico regendo-se sim por outros imperativos de ordem económica e social.
E em termos de horários de trabalho exigem os que são rígidos e os que são flexíveis.
Logicamente que qualquer pessoa quando vai trabalhar para alguma empresa ou instituição deverá saber á partida quais serão as regras do jogo.
Pode haver controle físico e/ou electrónico, apenas controle visual, dependendo da actividade pode haver uma flexibilidade no tempo desde que as actividades estejam em dia.
Mas de qualquer modo existem as regras instituídas.
O que me leva a depois desta volta toda chegar aonde eu estava a pensar quando comecei este texto.
Em certos locais tal como aquele onde eu exerço a minha actividade existe uma máquina diabólica chamada relógio de ponto.
Pensando bem não é assim tão diabólica é apenas um registo.
E como temos um horário flexível bem como um conjunto de ferramentas que permitem as chamadas baldas ou fugas ao sistema não é nada de especial.
Mas o que me irrita solenemente são os chamados espertos/as que por exemplo logo de manhã antes das 9 vão picar o ponto e como ninguém vê desaparecem e vão á sua vida voltando ao serviço quando calhar bem como os que desaparecem á tarde e depois pela calada depois das seis vêem picar o ponto ou ainda também os que deixam o instrumento de picar com alguém e nem sequer põem os pés no serviço.
Podem-me chamar o que quiserem mas eu a essa gente fazia-lhe a folha e era uma folha azul de 25 linhas porque a desonestidade é crime seja onde for.
Pena que certos dirigentes não tenham os tomates suficientes para tal.
E com esta indignado hoje vos deixo.
 
música: Time - Pink Floyd
publicado por ZePedro às 09:03
link do post | pensamentos vossos | favorito
19 comentários:
De Vi a 8 de Janeiro de 2008 às 15:26
Bem, então é assim:
Começo pelos horários biológicos e no que me diz respeito só começo a funcionar bem depois de 3 cafés e alguns cigarros e a 2ª feira é para esquecer! Mas funcionar mesmo, mesmo bem, completamente, em pleno, só em algumas 5ªs feiras da parte da tarde... Ah Ah Ah... Ai Ai...
Quanto aos horários de trabalho felizmente os meus não são muito rígidos, bem pelo contrario. Mas também posso estar a trabalhar 12, 14, 16 horas seguidas.
Mas e agora, finalmente, comentando o teu post e apesar de achar que és muito mauzinho, no fundo, no fundo acho que tens razão. Há por aí muito oportunista que não faz nada durante o dia mas que depois, e como cumprem o horário são muito bons funcionários. E inclusive muitas vezes até fazem horas extraordinarias pagas e bem pagas (claro! têm de fazer o trabalho que deveriam fazer nas horas normais).
Beijos muitos
Vi
De Marina Andrade a 8 de Janeiro de 2008 às 21:56
De facto um dos GRANDES problemas do nosso país reside exactamente no facto de as pessoas utilizarem o seu hórario de trabalho para fazerem tudo menos para fazer aquilo para que lhes pagam... Estar na net, ler revistas, falar de coisas ridiculas, todos os motivos são válidos para não se trabalhar!
Entre aqueles que picam o ponto e se vão embora e os que ficam a fazer este tipo de coisas que acabei de descrever, sinceramente, prefiro os primeiros, pois estes não fingem que estão a trabalhar! Veja-se o caso dos funcionários públicos... Essa gente que é paga maioritariamente através dos nossos impostos e que não fazem absolutamente nada!!! Não cumprem prazos, não sabem (ou não querem) responder a dúvidas dos utentes e a única coisa que sabem fazer é manifestações e greves! E depois ainda tem o desplante de dizer que querem aumentos salariais... VERGONHOSO!

Só mais uma pequena nota: Nos Tribunais, folhas azuis de 25 linhas já não se utilizam... basta uma folha A4 normal... :-)
De ZePedro a 9 de Janeiro de 2008 às 11:50
Já há muito tempo que não respondia a algo que seja escrito neste meu espaço mas para tudo existe um momento próprio.
A questão da produtividade e da ocupação do chamado tempo de trabalho é algo que merece uma enorme reflexão.
Existem na verdade os baldas assumidos mas apenas em termos físicos já que dizem que estão mas acabam por não estar e os baldas dissimulados que estão mas nada fazem.
Para mim serão todos iguais apenas mudando o método.
Agora a questão dos funcionários públicos
Na realidade existe uma fama e um rótulo que está ligada ao funcionalismo publico
Embora a realidade seja um bocadinho diferente
Para se poder na realidade avaliar o desempenho do funcionalismo público deve existir um real conhecimento de causa e não apenas umas amostragens não significativas do todo.
É uma das regras base da estatística que as extrapolações quando mal feitas podem provocar erros muito grosseiros.
Mas passando á minha experiência:
Trabalho á quase 24 anos tendo começado no funcionalismo publico por 6 anos, depois pela actividade privada durante 10 anos e vim para o funcionalismo autárquico daí que possa ter uma visão bem mais abrangente.
Na realidade existe bastante gente no funcionalismo público que não ligam ao trabalho que tem que ser feito e que acaba por tratar mal com quem lidam, mas isso é algo que de uma certa forma também existe nas empresas privadas.
Mas também existe muita gente no funcionalismo publico que se preocupa e dá resposta atempada ás solicitações do publico e não estarei apenas a falar de mim mas de alguns casos que conheço que poderei descrever numa outra qualquer altura.
Mas complementando a chamada fama poderei dar mais uma dica, muito do mau serviço existente é da exclusiva responsabilidade das chefias e não apenas dos funcionários, a maior parte das chefias não tem os tomates necessários para decidir e é por isso que as coisas parecem ser culpa da cara de quem nos atende.
Por isso aconselho muito cuidado com as extrapolações e as generalizações ficando disponível para demonstrar tudo o que acima foi afirmado.
E a folha de 25 linhas era apenas uma figura de estilo….
De Marina Andrade a 9 de Janeiro de 2008 às 21:30
Primeiramente, de facto, nunca tive a grandiosa oportunidade de experimentar o que denomina de "funcionalismo público" (quando na minha opinião deveria chamar-se "desfuncionalismo público") mas não nos podemos esquecer que na minha profissão, muito do meu trabalho depende exactamente dos funcionários públicos (do Tribunal, das Finanças, dos Institutos Públicos, das Câmaras Municipais, etc ), logo, a minha amostragem, apesar de temporalmente curta, é muito substancial! Não percebo a sua indignação se for verdade aquilo que diz... que é um bom funcionário público! Se assim fosse, não se sentiria indignado com a minha opinião (dado que a liberdade para a expressar é das poucas coisas que nos resta - quer dizer, também nos resta os funcionários públicos) mas sim de acordo com ela, pois, e isto é a realidade dos factos, a grande maioria NÃO PRESTA! e apesar de não ser partidária do seu "colega" que se intitula como 1.º Ministro, concordo plenamente com a redução do número de funcionários públicos e com o novo modelo de progressão na carreira... Só os que verdadeiramente merecem é que progridem!!
Como segunda nota apenas quero dizer que no sector privado, a remuneração dos trabalhadores é fruto do seu trabalho, daquilo que produzem, enquanto que a sua classe é remunerada maioritariamente através dos impostos pagos pelos utentes! Não seria muito mais proveitoso investir naquilo que realmente interessa?? Criar um sistema de ensino em que todos pudessem estar inseridos; um sistema de saúde realmente eficaz; pensões justas para os idosos (e não aquela miséria que recebem)... Um dia, todos nós necessitaremos de algo que o Estado não terá capacidade para nos dar... e tudo porque os valores provenientes dos impostos foram MAL APLICADOS!!!!
Em terceiro lugar, ERRO GROSSEIRO comete aquele que vê nos funcionários públicos uma mais valia para a Comunidade...substituam esses "velhos do Restelo" por gente jovem, com "sangue na guelra", com vontade de fazer algo realmente útil pelo nosso país!

Por fim, uma figura de estilo é a utilização de um recurso linguístico com o objectivo de realçar uma ideia ou emoção.
De Marina Andrade a 9 de Janeiro de 2008 às 21:39
E já agora, encontro-me a responder ao seu "post" FORA do meu horário de trabalho... quer dizer, eu nem se quer tenho um horário de trabalho (mas trabalho muito mais do que aqueles que o têm)!!! :-)
De ZePedro a 10 de Janeiro de 2008 às 13:02
Curiosamente depois de ler este novo re-comentário verifico que embora toda a discordância aparente existem muitas opiniões em comum mas passarei a responder ponto a ponto.
O experimentar o funcionalismo publico não é nem grandioso nem o deixa de ser é uma opção de vida que deve ser consciente e não uma saída profissional para quem mais nada poderá saber fazer dando como exemplo uma certa percentagem de professores que teem cursos sem verdadeiras saídas profissionais.
Relativamente ao me indignar com a opinião é apenas uma discordância na generalização que foi feita sem ter em conta a verdadeira realidade em que nem todos são péssimos nem todos serão bons. E ao discordar não censuro a opinião apenas contraponho com a minha no caminho da liberdade de expressão.
Vejo também que a opinião foi corrigida mais á frente para algo que eu concordo, a maioria dos funcionários públicos não presta mesmo mas isso ainda deixa espaço para os que prestam.
No que diz respeito ao sr. 1º ministro nem entre aspas o posso considerar de meu colega pois é alguém que não reúne as condições para poder usar o título de engenheiro o mais que ele se poderia intitular seria licenciado em engenharia pois existem regras e leis para se usar esse título as quais eu cumpro e por isso uso.
Depois de redistribuídos os funcionários públicos pelos locais em que realmente fazem falta também sou de opinião que cerca de 30 a 35% estarão a mais na maquina do estado por isso e limpar a casa o mais depressa possível.
As progressões e as promoções também é algo que estava mesmo muito mas muito mal pois não se concebe uma promoção automática só por se ter x anos de carreira, o novo sistema irá repor alguma verdade nessa questão mas ainda é brando demais na minha opinião deveria ser mais restritivo.
Também sei bem como é a remuneração no sector privado pois também por lá passei e embora nem sempre espelhe o trabalho realmente efectuado acaba por ser um reflexo mais próximo da realidade.
Em termos da aplicação do valor dos impostos bem como dos sistemas de segurança social e afins também concordo que não existe uma correcta distribuição mas aí na minha opinião a culpa será mais das decisões politicas e não directamente do funcionalismo publico mas isso será sempre uma questão de opinião.
E continuando a discordar eu nunca disse que os funcionários públicos são uma mais valia no estado em que estão referi só e apenas que nem todos são maus e que indubitavelmente não podem ser feitas generalizações por extrapolação.
E continuando verifica-se na camada mais jovem de funcionários um espírito completamente diferente daqueles que estão apanhados pelo sistema.

E já agora a folha de 25 linhas foi também usada para realçar o acto pois também já fui perito dos tribunais e sempre usei a folha branca A4 mas gosto do charme da folha azul tem um outro impacto.
De Marina Andrade a 11 de Janeiro de 2008 às 21:33
Uiiiii, estou a ver que afinal concorda comigo... apesar de jovem, consigo muitas vezes fazer com que os outros concordem comigo! :-)
Extrapolando um bocado o assunto, mas sempre em conexão com o tema inicial, acho que o grande problema do nosso país é simplesmente a INÉRCIA que corre no sangue dos portugueses! Perante uma situação de crise económica e financeira os portugueses mostram-se apáticos, assistindo a todo este teatro de camarote mas tendo sempre uma crítica a fazer... as palavras de ordem são: "NÃO FAZEMOS NADA MAS DISCORDAMOS COM TUDO!!!"
Não é este tipo de mentalidade que leva um país a progredir... e desculpe que lhe diga, mas os trabalhadores da função pública são em muito culpados, senão vejamos:
Um país sem governo não funciona, é uma anarquia; O governo é composto por Ministros que exercem as suas funções nos Ministérios que necessitam de trabalhadores (funcionários públicos) para trabalharem; Os Ministérios criam Institutos e Associações como forma de descentralização e de delegação de poderes, que necessitam, uma vez mais de trabalhadores (função pública) para laborarem... e daqui podiamos extrapolar até chegarmos à mais pequena repartição de finanças... Toda a máquina estadual depende dos funcionários públicos e os utentes necessitam da máquina do estado! Ora, isto tudo englobado, leva-nos à conclusão que o Estado e consequentemente os seus cidadãos, não progridem porque não tem quem o impulcione, quem lhe ligue o motor...
Como jovem que sou provavelmente acho que posso mudar o mundo mas, e chamem-me louca, acredito até ao mais infimo do meu ser que POSSO!

Desconhecia essa sua faceta jurídica e de "perito dos tribunais"?!
De Marina Andrade a 11 de Janeiro de 2008 às 21:42
Ah, esqueci-me de referir um ponto: presumo, que ao gostar tanto da folha azul esteja a assumir que já "passou do ponto", certo???? :-)
De Marina Andrade a 16 de Janeiro de 2008 às 21:13
AH, AH, AH... GANHEI!!!
De HT a 9 de Janeiro de 2008 às 14:15
Depois de tudo ler sobre o tema, coloco a seguinte questão;
O Sr. por acaso não estará na sua hora de trabalho?

E em vez de estar a trabalhar anda por aquí?

Afinal comenta outros e faz pior.

Seria melhor, estar calado ou comentar fora do horário de trabalho...é para isso que lhe pagam.
De raio_de_luz a 9 de Janeiro de 2008 às 14:31
Concordo plenamente com o teu post, poix como sabes, já o temos comentado às vezes, aqui no meu serviço tb há "projectos" de funcionários assim...
Adorei sobretudo o teu comentário, directo e conciso, no que diz respeito aos baldas e ao funcionalismo público.
Tb eu sou funcionária pública e posso-me orgulhar que em quase 20 anos de serviço nunca deixei ninguém pendurado por não ter feito o meu trabalho a tempo e horas, nem nunca desliguei o telefone (perdoem-me a expressão) nas trombas de ninguém, como já mo fizeram a mim em empresas ditas privadas!
Por amor de deus, parem mas é com os falsos moralismos e com a mania de deitar sempre a culpa para cima dos funcionários públicos e sobretudo de os meter a todos no mesmo saco!! Como em tudo na vida, existem casos e casos!
Desculpa-me por deixar aqui assim a minha indignação, mas já sabes que em algumas coisas sou como tu, com a diferença que eu passo-me logo da cabeça!
Bjs grandes
Cris
De O Mar e amar a 9 de Janeiro de 2008 às 17:30
Ker sejam funcionários públicos, quer sejam privados, quer sejam chefes, ou mesmo colaboradores, numa ou noutra altura, qualquer um prevarica. Seja por um motivo de força maior ou porque se ker ir para os saldos ou pk se tem de ir assistir a uma final da taça da UEFA a Espanha (como os nossos governantes), o k é um facto é k kualker um de nós já faltou ao trabalho e alguém nos deu uma ajudinha extra. Nem k tivesse sido uma única vez. Eu contra mim falo pois confesso k já o tenho feito. Mas kdo olho para o lado e vejo chefias, que além nde ão ter os falados tomates para chamar a atenção dos k andam por aí no laró com o ponto picado, eles próprios faltam dias e dias inteiros (e não são nem dois nem três) em k por portas e travessas se vem a saber k foram de férias para ali e para acolá, e como não marcam ponto e não têm k dar justificações a ninguém, por vezes a indignação leva-nos a responder não por palavras k caiem sempre em saco roto, mas a agir e a tentar k a vida não nos seja então tão madraste. E pergunto a kem não "funciona" bem logo de manhã, se kdo têm de ir para a gandaia, mesmo k seja logo nas primeiras horas da madrugada, se precisam dos tais cafés, se precisam de esperar alguns dias para começar a diversão, ou sei lá k mais coisas inventarão.
Peço desculpa a kem servir a carapuça...

Até...
De Vi a 9 de Janeiro de 2008 às 20:32
Só quero dizer a esta senhora que os meu horários biológicos só a mim dizem respeito. Eu não funiono antes dos cafés, mas há quem não funcione nunca.
E mais uma coisinha, antes de comentar seja o que for deveria primeiro aprender português
De O Mar e amar a 10 de Janeiro de 2008 às 09:38
No fim do meu pensamento pedi desculpa a kem servia a carapuça, portanto...Kto a aprender a falar português, portanto também para si outra vez.
De Vi a 10 de Janeiro de 2008 às 10:43
NEM MERECE RESPOSTA
De O Mar e amar a 10 de Janeiro de 2008 às 11:21
Vou tratá-la por Vi uma vez que não sei o seu nome.
Não kero de maneira nenhuma que fique aborrecida comigo. Das pessoas ke aki deixaram o seu pensamento, a Vi foi a única k disse k não tinha horários fixos e portanto não concordei kuando criticou kem os tem e não os cumpre. Peço-lhe desculpa se lhe provokei algum incomodo e a minha resposta desta manhã foi por pura reinação à sua reacção. As minhas desculpas mais uma vez.
De FlordeLis a 10 de Janeiro de 2008 às 12:15
Ola Zé. Folgo em saber que voltaste a escrever. Quanto a horarios biologicos, concordo que possamos dar mais rendimento num horario ou noutro, mas tambem acrescento que eu ja trabalhei em diversos horarios, e ao longo destes 15 anos de vida activa cada vez mais me convenço que o rendimento apenas depende da motivaçao que cada um de nos tem em fazer o que faz, e se o faz com gosto.
Quanto a funcionarios publicos e privados, ha maus profissionais em qualquer um dos sectores, se nao é tao evidente como no sector publico, no privado nota-se de outras formas, e nem sempre as promoçoes sao justas como alguem disse, muitas vezes deve-se a preferencias e nao ao bom desempenho realizado por determinado trabalhador.


De Cristal a 18 de Janeiro de 2008 às 23:59
Olha quem voltou , fiquei feliz por o ver novamente a escrever...
Beijos cristalinos
De Maria Luís a 20 de Fevereiro de 2008 às 16:54
Toda a gente se queixa que o país está mal, que é só empresas a fecharem as portas, etc..., é um chorradilho de queixas. Ninguém se lembra dessas queixas quando faz essas "pequenas diabruras". Nem quando começa o ano escolar e todos passam no economato, com urgência em arranjar canetas, lápis, resmas de papel A4, borrachas, etc... de repente, todos precisam de material de escritório para desempenharem melhor as suas funções. Haja bom-senso!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.pensamentos recentes

. Desejar e querer

. Dia de lembrar o primeiro...

. Dependencias

. Escutas Telefónicas

. Indignação

. Dia Mundial do Beijo

. Desodorizantes

. Escrita

. Cena do quotidiano

. Horários

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.Locais com imenso interesse

blogs SAPO

.subscrever feeds