Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007

Comunicação

Em certas alturas do tempo verificam-se enormes saltos nos meios de comunicação ao nosso dispor, ao acabar de ler um mail à poucos minutos parei por uns momentos e comecei a relembrar.

Nos meus tempos de adolescente existia uma espécie de rede para promover a comunicação entre jovens tinha um nome bem curioso chamava-se os pen friends.

Então como funcionava esse sistema, existiam umas listas que teoricamente se teriam que pagar mas que acabavam por circular copiadas (sim copiadas à mão nessa altura porque as fotocópias eram raras e caríssimas) onde se lia o que agora se chama o perfil de alguém.

Depois de se encontrar quem eventualmente corresponderia à necessidade de comunicação escrevia-se uma carta daquelas mesmo em papel e de preferência sem erros ou rasuras para que se pudesse passar uma boa imagem nossa, tínhamos que a colocar num envelope e ir aos correios comprar o selo respectivo geralmente para um país distante.

A seguir era a espera para se saber se seríamos respondidos ou não e segundo as experiências de diversos escritores e escritoras o tempo médio de espera era de cerca de um mês.

Enviei umas três ou quatro cartas para destinatários diferentes mas só obtive uma resposta que deu origem a uma troca de correspondência continuada ao longo de uns dois ou três anos.

Mas era curioso deveriam ser apenas trocadas umas 10 a 12 cartas por ano em que muito se tentava dizer em uma ou duas folhas de papel escritas dos dois lados eventualmente com a troca de uma ou duas fotografias.

Actualmente acontece poderem ser trocados 4 ou 5 mails por dia, para alem de não sei quantas sms passando a informação que se apreendia num ano em dois ou três dias (caso seja essa a vontade).

Por isso pensando bem não admira que certas relações acabem por ter uma evolução extremamente rápida, mas acabam por não ter o tempo de maturação necessário, nem o tempo correcto de reflexão, é quase como o fugir para a frente.

Mas ainda existem as excepções à regra.

E que durem imenso tempo essas excepções.

publicado por ZePedro às 09:09
link do post | pensamentos vossos | favorito
4 comentários:
De Maria Alfacinha a 11 de Janeiro de 2007 às 20:27
Do que te foste lembrar !! :-)
Lembro-me perfeitamente dessa história dos pen friends. Nunca me inscrevi em nenhuma lista mas em contrapartida, como sempre gostei de escrever cartas, todas as desculpas eram boas para uma carta ou mesmo um postal dos correios daqueles que tinham o selo impresso.
Quanto às relações... não sei se é apenas a rapidez das comunicações que as veio alterar. Basicamente o que mudou foi a forma como as pessoas as encaram. Mas como em muitas outras coisas, foram os valores que mudaram. E como em muitas outras coisas... há quem ainda seja a excepção à regra :-)

Beijo apressado
(que não há fome que dê em fartura e tens aqui um monte de posts para ler !!!)
De FlordeLis a 14 de Janeiro de 2007 às 13:07
Eu infelizmente, nao sabia da existencia desse tipo d comunicaçao, mas achei uma certa piada. Realmente hoje em dia tudo acontece muito rapidamente, e tao depressa conhecemos, como odiamos...
Mas podes sempre tentar fazer o mesmo hoje, para ver se ainda funciona...
Deve ser extremamente engraçado e muito
mais estimulante que abrir a caixa do correio e ver apenas contas para pagar!

De FM a 30 de Janeiro de 2007 às 16:48
Pezitoooo,
Como tudo na vida, também isso evoluiu.
Se virmos bem, também os adolescentes são bem mais evoluídos ao que nós eramos na nossa altura, por isso também os seus hábitos mudaram.
Tudo isto é bem diferente e também nós temos que crescer mais depressa.
BJ

FM
De Maria Luís a 21 de Fevereiro de 2008 às 03:00
Fizeste-me lembrar aqueles recaditos que se enviavam (por mão própria e através de diversos amigos) e cujo texto rezava assim:"gosto de ti. se quizeres namorar comigo, faz uma dobra no canto esquerdo, se não quizeres, faz uma dobra no canto direito".

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.pensamentos recentes

. Desejar e querer

. Dia de lembrar o primeiro...

. Dependencias

. Escutas Telefónicas

. Indignação

. Dia Mundial do Beijo

. Desodorizantes

. Escrita

. Cena do quotidiano

. Horários

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.Locais com imenso interesse

blogs SAPO

.subscrever feeds